quarta-feira, 1 de julho de 2009

Oitavo dia do JumpStart - De que serve uma rede de amigos ou de networking?

Hoje de manhã acordei particularmente entusiasmado. hoje vamos ter duas aulas em matérias que tenho algumas expectativas: comunicação e networking. A primeira porque tenho gosto pelo tema, a outra porque sempre acreditei no valor de um bom networking.

Se para a primeira quero potenciar os meus skills naturais ou pelo menos aqueles que considero ter gosto, já na segunda quero claramente aprender como posso potenciar toda a minha vasta rede de networking que fui acumulando ao longo dos meus 17 anos de carreira profissional.

Durante o almoço discutimos à mesa qual dos canais em que acreditamos seriamente que vamos ter mais oportunidades de encontrar oportunidades de emprego. Se por um lado existem empresas no mercado que são especialistas em colocação de profissionais - os vulgos “headhunters” -, a ideia geral é que o nosso networking vai ser quem melhores oportunidades poderá possibilitar quer seja na procura de emprego quer seja no lançamento do nosso próprio negócio como geradores de “leads”.

Este tema na aula da tarde foi discutido, tal como até que ponto o networking é interpretado como cunha. Eu diria mais, em Portugal a par do networking tambem o lobby é mal interpretado sendo maioritáriamente visto como a vulgar e muito portuguesa “cunha”.

Suponhamos que por exemplo, um dos meus amigos e leitor deste blogue, simpatiza com as minhas ideias e acredita nas minhas capacidades. Um destes dias em conversa com alguem de sua confiança fica a saber que estão a recrutar para a empresa desse amigo, um gestor para a àrea de operações com um perfil semelhante ao meu. Automáticamente, sugere que o meu CV está disponivel e que provavelmente o meu perfil será do interesse dele. Como consequencia, no dia seguinte sou chamado para uma entrevista e mais tarde recrutado. Alguem chamaria a isto "cunha"? - eu não, e até ficava muito agradecido ao meu amigo leitor, de tal forma que era capaz de lhe pagar um almoço como prova do meu agradecimento.

Vejamos agora noutra óptica: O sr.X era empregado da empresa onde eu hipotéticamente fui recrutado e assumi um cargo de chefia. Para o sr.X que esperava uma promoção, eu sou suspeito, e quando souber que fui recomendado pelo amigo do administrador, vai logo dizer: "g’anda cunha!"...fazendo um paralelo para o lobby acaba por ser o mesmo.

Para estes sr.s X’s por esse Portugal fora, pouco interessa se o individuo recomendado tem capacidades ou não. A meritocracia e o lobby ainda não estão reconhecidos em Portugal como uma via razoável...”por culpa dos exemplos dados por outros em posições de forte exposição” diria alguem meu conhecido...

Melhores/Piores momentos:
1- “O mundo é mesmo pequeno”
2- a adrenalina começou a subir-me quando no trabalho de grupo “desatei” a confrontar ideias e a puxar pelos conhecimentos profissionais para enquadrar o nosso projecto de grupo.


Nota Relevante:
Fiquei a saber pelo método do Professor de Networking que sou um “espalha brasas”...que é como quem diz, tenho contactos em vários ”clusters” ao inves de ter solidas relações num só. Como ele disse, é uma estratégia como outra qualquer!

Sem comentários:

Enviar um comentário