terça-feira, 28 de julho de 2009

6º dia pós-JumpStart - Ansiosamente à espera por uma chamada telefónica...

Para não perder a conta aos dias que medeiam entre o dia em que fiquei oficialmente desempregado e o dia de hoje, elaboro uma fórmula numa folha de cálculo excel e consulto diariamente. Esta rotina faz com que coloque as coisas em perspectiva e não tome a passagem do tempo nem com demasiado optimismo, como que a pensar que já passou algum tempo e portanto está preste a acontecer qualquer coisa, nem como uma habituação sedentária que, possa de algum modo, provocar uma ausência de iniciativa na pesquisa constante por soluções para esta situação. O objectivo é colocar as coisas na perspectiva certa.

Ao dia de hoje passaram exactamente 182 dias desde que sou oficialmente desempregado! E seis dias após o final do JumpStart...Está portanto “perspectivado”, ansiosamente à espera da chamada telefónica.

É tempo para não deixar morrer a motivação e é tempo para aproveitar a dinâmica proveniente do Curso, com a certeza que a “silly season” está à porta e portanto terei que ter alguma paciência. Agosto vem aí e sinto que as coisas têm de acontecer nesta derradeira semana ou teremos de esperar até meio de Setembro. Procuro então as últimas bombas de energia e desato a restabelecer contactos que ficaram a meio ou encetar novos.

A jeito de sugestão de alguns leitores, procurarei evitar anglicismos, mas quando se torna inevitável, procurarei traduzir, ou pelo menos enquadrar. Por isso convêm traduzir “silly season”. Segundo os especialistas esta silly season decorre entre Agosto e Setembro e, aparentemente teve origem no facto dos deputados e juízes estarem ausentes do Parlamento e dos Tribunais. Mas há outras explicações ou origens em conformidade com as regiões do globo ou culturas.(fonte: wikipédia)

Silly Seasson, traduz-se à letra como a “temporada parva”. Diz-se que é a altura do ano em que nada de interessante se passa. As notícias são menos interessantes, os projectos fazem uma pausa, o país quase pára...e parece que os recrutamento também param...muito por culpa das férias de Verão.

Este período no entanto pode ser encarado segundo outra perspectiva e visto como uma altura bastante activa e interessante, senão vejamos: Nesta altura acontecem a maior parte dos festivais de música por esse pais fora, nesta altura milhares de Portugueses partem de férias a conhecer novos e interessantes locais, culturas e pedaços de história da nossa civilização, nesta altura muitos aproveitam para, nas merecidas férias, ler um ou até mais livros colocando assim a leitura em dia.

Concluo que afinal esta silly season pode ter muito de cultural e enriquecedor...Quanto a mim já estou nesta silly season em versão alargada há mais de 6 meses. Li vários livros, frequentei vários cursos, escutei bastante música...

Estou com vontade de voltar a trabalhar e ter menos tempo para isso tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário