sexta-feira, 10 de julho de 2009

Décimo quarto dia do JumpStart - O processo criativo...

Ontem um colega de curso perguntava-me: "como é que tens ideias para escrever todos os dias para o blogue?". Eu puxei do meu mais eloquente e altivo discurso, e com a maior das vaidades, respondi: "...hhaaamm, hummm, sabes....hummm...sei lá!!!!!".

Espero que o colega não tenha desconfiado desta resposta. Espero que não tenha pensado que eu possuo uma fórmula científica que mantenho secreta, ou que quando chego a casa corro para o computador e executo um software em programação de quinta geração e ....sai dali uma "ideia" ...

A verdade é outra. A verdade é que não sei como, quando tenho de escrever, observo em redor e pronto sai...bem, também é verdade que quando corro os meus 10kms, parece que as ideias brotam da cabeça em catadupa. De tal forma, que às vezes nem me lembro de todas. Daí que quando chego a casa vou de imediato ao PDA e tomo umas notas para mais tarde recordar.

Mas isto tudo para vos conduzir inevitavelmente para o ponto comum destes post's e grande presença em todo o JumpStart: A ideia que conduz ao empreendorismo!

Como o processo de escrita, as ideias "brotam" da acumulação de experiencias e saber. Seja esse saber empírico, académico, empresarial ou a verdadeira "escola da vida". Eu na minha modesta opinião acho que as grandes ideias dos empreendedores que se tornaram casos de estudo, são resultado de isso mesmo: a observação cuidada do que nos rodeia, aliada à experiencia, com o propósito de adicionar valor.

O dia de hoje foi passado na aulas de Gestão de Projecto. Alguns alunos tiveram de prioritizar tarefas e acabaram por sair em algumas partes da aula para ir para a sala de estudo dar um avanço no Projecto já que o tempo escasseia. Espero que o professor compreenda.

Ao final do dia assistimos à apresentação do INTEC (http://www.intec.org.pt/) e achei interessante o trabalho que se está a fazer para promover o empreendorismo em determinadas regiões do país. Este organismo estuda as necessidades de uma região ou município, estabelece acordos com as entidades locais e identifica empreendedores que se queiram deslocar ou investir nessas regiões. Interessante tanto na perspectiva de empreendedor como na perspectiva de Intrapeneur. Se tem boas ideias e querem mudar de vida para locais com qualidade de vida...do que e que estão à espera??? Se é responsável por projectos de investimento ou de deslocação de valências na sua empresa...aproveite!

Melhores/piores momentos (do dia de hoje)
1- A seguir ao almoço foi um reboliço, ficámos a saber que passou a reportagem da sic sobre o nosso curso...

2- Mais uma colega deu a boa nova logo de manhã: conseguiu emprego... a recibos verdes é certo...mas tem emprego!

Nota Relevante:
Jantares, Almoços, promessas de reencontros...a dinâmica do grupo está muito forte!

Dificuldades:
Após duas horas de árduo trabalho de volta do documento de projecto, tive uma novidade à moda antiga: perdi tudo e tive de refazer !!!! ARGHHH!

Sem comentários:

Enviar um comentário