quarta-feira, 15 de julho de 2009

Decimo sétimo dia do JumpStart - Em que perfil se encaixam?

Agora que faltam apenas três dias para o curso acabar, vou tentar fazer de uma forma desinteressada e divertida, um exercício de caracterização do perfil dos que comigo estão a frequentar o curso. (acho que ainda antes do curso acabar vou ser linchado pelos meus colegas, lol)

Podia fazer uma análise estatística com gráficos e tudo, recolhendo dados demográficos dos participantes, mas esse trabalho decerto já terá sido feito pela Nova Fórum. Então como vou catalogar a malta?...

Tipo1: Active-a-olics.

Estes são aqueles que levaram uma vida profissional a 200 e agora como não estão profissionalmente activos, quando se lhes destapa a tampa, é um chorrilho de "exercícios", de opiniões, de seja o que for... para deitar cá para fora toda aquela energia acumulada ao longo dos dias sem o stress do emprego, às vezes chegam a dizer algumas frontalidades ou palavras menos reflectidas devido a essa carga de tensão - eu estou entre estes!

Tipo2: Soldiers.

Meus amigos...estes não estão no curso para brincadeiras! Desde o primeiro minuto a "coisa" foi levada a sério. Tomam o maior número de apontamentos possíveis, estão sempre a horas nas aulas, e têm pena que não haja exames para se testarem a si próprios alcançando o maior número de notas altas possíveis. São alunos brilhantes e profissionais experientes. No final das aulas são colegas interessantes...

Tipo3: Hunters.

Pois, quem disse que este curso não serve sobretudo para fazer contactos? Quem sabe, aqui, estes alunos encontram alguém que lhes vai proporcionar o contacto certo para o emprego... Estes passam o dia a trocar contactos, pensam em estratégias de networking, e no final do curso acreditam que têm na sua rede de contactos, o "tal" contacto...- Eles não são parvos, se calhar devia fazer como eles.

Tipo4: LowProfilers.

Estes são aqueles que estão ali, mas estão a morrer de vergonha. A vontade deles é de passar o mais possível despercebidos. Se alguém chama o nome deles em voz alta, quase morrem de vergonha... São super-atentos e inteligentes. Por detrás daquela imagem de low-profiler está um profissional com muita garra e energia, e sobretudo inteligente! Gosto de ter estes na minha rede de contactos.

Tipo5: Bubblegummers.

Quem disse que este curso é complicado? Naturalidade é o seu nome do meio! Para estes quanto mais “Cool” melhor...ainda não percebi se estão distraídos ou apenas descontraídos.

Nota do autor: este texto é apenas um exercício de estilo e pretende apenas divertir os que me lêem. Qualquer semelhança entre o aqui descrito e a realidade, não sei se é apenas coincidência!

Melhores/piores momentos (do dia de hoje)
1- A colega que hoje foi nomeada a possuidora “de uma voz que é chocolate para os nossos ouvidos”!!! – autoria da formadora -

2- Alguns colegas com o stress de fazerem o trabalho de grupo em tempo útil para apresentarem na 6ª feira, optaram por desistir da sessão de Expressão Dramática – mal sabem o quanto perdem e como estas sessões serão úteis para a apresentação dos projectos.

Nota Relevante:
Começamos hoje a primeira das duas sessões de Expressão Dramática. Curiosas surpresas com que deparamos quando nos analisamos a nós próprios nos gestos, expressões e voz!


Dificuldades:
Comecei a preparar o discurso de representação dos alunos na cerimónia de final de curso...mas que diabo hei-de eu falar?!??? Ou por outra: como diabo hei-de eu falar?

Sem comentários:

Enviar um comentário