quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mais um dia pós-JumpStart - Anglicismos, exagero ou inevitabilidade?

Começo a perder a conta aos dias do calendário pós-Jumpstart. Em boa verdade, o pós-curso, qual pós-operatório, não termina e deixou grandes marcas. Começo a aplicar na prática muitas das técnicas, ou conhecimentos que fui aprendendo durante o curso. Nas entrevistas, na prática diária, na preparação de matérias e artigos, na visão estratégica de como abordar o problema, etc. Estar desempregado à procura de um projecto, deve ser encarado como um objectivo, – reparem que já escrevo “projecto” e não “emprego” – a verdade é que percebemos todos que há várias formas de triunfar.

Nada que o percurso profissional, em empresas de topo, não me tenham dado “bagagem” suficiente, mas não tenho a veleidade de pensar que possuo todos os conhecimentos e, se assim fosse, o JumpStart não faria sentido nem teria marcado tão profundamente todos os que o frequentaram se não permitisse a cada um de nós consolidar, ensinar e motivar em novas disciplinas, técnicas e matérias. A verdade seja dita, o JumpStart cumpriu e superou todos os objectivos.

As coisas estão a acontecer. Entrevistas, oportunidades, finalmente parece que o “mau olhado” que me tem perseguido nos ultimos 7 meses está a desvanecer-se...Estou com muita fé! Quem sabe ainda este verão possa regressar ao emprego...

Mas vamos ao que eu prometi, este post vai debruçar-se sobre os termos ingleses que hoje fazem parte do vocábulo profissional (e não só) e que eu fui mencionando no blogue, mas que nem todos os que me lêem têm de saber o que significa. Esta explicação não pretende ser uma tradução exacta, trata-se apenas de um enquadramento para explicar divertidamente o contexto das palavras usadas nos meus textos:

Leads – Todos os melhores profissionais com funções comerciais, andam à procura delas. Poucas pode ser de menos, demais nunca é mau. Transpondo para o contexto, traduziria como “pistas” que podem ajudar a alcançar um objectivo.

Laptop – Computador que pelas suas características pode ser usado no “lap”, isto é, em cima das pernas, num canto de uma mesa ou onde seja necessário, até pasme-se...no wc.

Post – Afixar. Em tempos afixavam-se textos e mensagens nas paredes por meio de pinturas e/ou cartazes, depois nas páginas dos jornais dedicadas a mensagens pessoais por anúncio, agora com a proliferação de canais mais evoluídos tecnicamente lembraram-se de criar uns sítios na internet (rede) denominados Blogues onde o seu autor pode colocar por via de texto ou imagens os seus pensamentos... por vezes bastante controversos, noutros casos mais banais ou aborrecidos, em muitos casos provocadores.

Break – Intervalo ou paragens para desentorpecer as pernas. Há quem aproveite para beber café, comer uma sandes ou, em caso de grandes “garfos”, ingerir um cozido à portuguesa. Apesar de desaconselhado, muitos aproveitam para fumar um cigarro.

Networking – Trabalhar a rede. Neste caso a rede não é a de pesca, mas o trabalho é genuíno. Trabalhar a rede de contactos, normalmente profissionais, para manter um conjunto de relacionamentos que podem vir a ser úteis para determinadas situações. Por exemplo: imagine-se que pretendemos esclarecer qual o computador mais adequado para as minhas tarefas profissionais, se na minha “rede de contactos”, souber de um especialista nessa área, telefono-lhe e ofereço-me para lhe pagar um almoço nos Frangos da Guia, entre uma coxa e um peito de frango, pergunto-lhe qual o Computador adequado.

Workshop – Loja de Trabalho !?!?, talvez fique mais adequado: “Evento de Trabalho”. Sessão onde, por diferentes motivos, resolvemos de uma forma mais informal debater soluções para um problema ou aprender qualquer matéria. Por exemplo: Workshop de Jogo de Copas – podemos aprender a jogar Copas e/ou melhorar a ‘jogatana’ com grandes craques do assunto.

Stress –
Tanto que recentemente se fala deste palavrão, que começa a ser “stressante”. Alguns queixam-se que é demais...outros como eu, em alturas como a do desemprego, queixam-se que é de menos... Stress demais pode causar comportamentos anormais do indivíduo, como subir 20 lanços de escada só para descomprimir ou correr durante 3 horas mais de 20km’s – como eu quando soube que ia ser despedido.

Sem comentários:

Enviar um comentário