quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nono dia do jumpstart - Vamos fazer um Projecto?!?

Hoje o dia foi preenchido com a disciplina de gestão de projectos. Pelo que foi possível apurar parece que há muita gente na turma com experiência nesta área, e quase todos de uma forma ou de outra, esteviveram expostos a projectos. Interessa reflectir neste facto, pois nem tudo o que chamam de projecto nas nossas empresas assim o é.

É comum em muitas empresas atribuir o nome de projecto para dar um ar profissional à coisa. Alguém que numa reunião de equipa e que acordou com vontade de se evidenciar, puxa do vernáculo e perante a necessidade de se mudar o autoclismo da casa de banho do piso um, lembra-se de propor: "pois bem, vamos definir aqui um projecto. Substituicao da loica branca do wc!". Propoem uma equipa de 2 pessoas, um gestor de projecto e um stackholder, e intitula-se ele próprio de sponsor do projecto e pronto, desde essa hora ele sente-se o colaborador mais importante da organização. As semanas seguintes são passadas na maior azafama. Dezenas de reuniões de produtividade duvidosa, dezenas de páginas de papel gasto em relatórios e actas de reunião e ao fim de 6 semanas a casa de banho está na mesma!! : sem papel, inundada de água que corre do cano avariado, a sanita está estragada, faltam toalhetes e o sabonete liquido esgotou à muito!! E o Projecto???


melhores/piores momentos (do dia)
1- alguém para ilustrar uma situação na aula de gestão de projectos exemplifica: “Uma mulher tem um filho em 9 meses, mas 9 mulheres não têm um filho num mês.”

2- outra frase de ilustração de exemplos e forte figura de estilo: “Cuspir no bife”

Nota Relevante:
A Nova Forum tem uma excelente biblioteca que pode ser usada pelos seus alunos. Hoje foi colocada à nossa disposição para que durante o curso e mesmo no futuro sempre que queiramos possamos recorrer a este importante espólio.

Dificuldades:
Síndrome do estudante: se lhe derem 3 dias ele vai fazer o trabalho no último dia – acho que no trabalho de grupo sofremos desta patologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário