segunda-feira, 6 de julho de 2009

Décimo primeiro dia do JumpStart - ...uma grande marmelada.

8:35 - O barco sai do Barreiro para o décimo primeiro dia do curso, numa manhã calma, quente e ensolarada de Julho. Estão decorridos exactamente dez excitantes dias do curso e faltam outros tantos para o seu término. Estamos portanto, a meio do curso e já sinto que aprendi tanto. Não que as disciplinas fossem totalmente novas para mim, mas o sabor de voltar a uma rotina, o sabor de voltar a acordar às segundas-feiras com a "obrigação" de cumprir este horário, tornaram o processo de aprendizagem único. E digamos em boa verdade, sinto que hoje tenho uma visão mais alargada e preparada do papel das organizações, dos mercados e de cada um de nós na economia.

14:00h - almoço
O almoço já decorre com a naturalidade de quem está entre amigos. Parece que estamos em família. As conversas sucedem com a normalidade de quem está à mesa entre conhecidos de longa data. Discutimos assuntos banais, assuntos da política actual ou meros assuntos pessoais. Puxo pela evidência de estarmos a meio do curso. Uns comentam como tem sido gratificante, outros o que têm aprendido. Eu pergunto "e o que vão fazer a seguir quando o curso acabar?"... silêncio... eu quebro o gelo: "como estamos no Verão vamos de férias com a família!!". E a animação volta à mesa, em volta de conversas sobre os planos para as férias. Já temos planos para preencher os dias após o curso... pelo menos até ao fim do Verão.

O dia de hoje foi preenchido com as deliciosas aulas de Contabilidade Financeira... manhã e tarde. Mas confesso que apesar das 6 horas seguidas, é um prazer assistir aquelas aulas. E hoje teve a aliciante de versar sobre a avaliação do valor das Organizações e, pelo meio da teoria, o professor vai fazendo com que encaremos as coisas por prismas diferentes...a cada dia sou um cidadão mais esclarecido.

Percebi com razão de ser que afinal a taxa variável no crédito à habitação não é a mais conveniente ao cliente, percebi que ter uma carteira de acções em empresas muito “boas” nem sempre é o melhor, percebi que os empréstimos obrigacionistas nem sempre são mais apetecíveis em fase de taxas altas.... enfim, uma marmelada... mas também percebi que ter uma geração empreendedora é o que faz a Economia do país criar valor e consequentemente emprego!!!

Melhores/piores momentos (do dia de hoje)
1- Entre os alunos há colegas com diversas formações. Hoje tive pena da colega advogada confrontada com as pertinentes e insistentes perguntas cara-a-cara sobre algumas perguntas de cariz fortemente matemático...coitada!

2- Parafraseado um certo professor... "vamos lá a ver se entendemos esta grande marmelada"

Nota Relevante:
O colega que tinha ido à entrevista, foi contratado...começa já no dia a seguir ao final do curso. Todos rejubilámos: Parabéns!


Dificuldades:
Durante o dia foi-me surgindo um abecesso no maxilar do lado esquerdo, de tal forma que quando fui ao espelho assustei-me com o peixe-sapo/tamboril que vi no espelho... já estou medicado e amanhã tenho dentista...caramba!

Sem comentários:

Enviar um comentário