sábado, 4 de julho de 2009

Decimo dia do JumpStart - A importancia e as expectativas neste curso.

8:30 - Entro no barco que me conduz ao Terreiro do Paço - por muito que repita esta frase, não deixo de achar piada à alegoria - e o tema comum nas conversas que escuto é o episódio do final do dia anterior no parlamento, quando António Pinho puxando de todo o seu saber em comunicação gestual, responde de forma eficaz a um deputado usando apenas a expressão corporal. No seu melhor e aplicando as melhores técnicas de comunicação, usou a LNV com tal das eficácias que resultou na sua saída antecipada do governo. Inadmissível? Um percalço? Exagero no parlamento?...nada disso, a maior parte dos comentários eram divertidos e com uma tal displicência, que concluí que ninguém queria muito saber do episódio… achavam piada e pronto!

Nota: na noite anterior passei os olhos pelos habituais blogues e o comentário mais divertido foi de alguém que achava estranho tanto burburinho, quando o deputado visado nem sequer veio a público desmentir a acusação do ministro.

14h - Hoje à hora de almoço o tema foi as expectativas e importância do JumpStart. Se por um lado fomos unânimes em fazer um julgamento favorável quanto à importância, já quanto às expectativas fomos variando de opiniões.

A importância parece consensual, porem parece-me importante citar alguns justificativos apresentados:
- “É fundamental para motivar tantos talentos profissionais que estão numa situação única.”
- “É importante para promover o empreendedorismo, e a UNL percebeu que a situação destes profissionais pode conduzir a saídas que passem pelo empreendedorismo.”
- “É importante para redireccionar a Economia em Portugal, pois de outro modo estes profissionais acabavam por procurar outra solução se calhar fora do Pais”
- “É uma forma de aumentar valências e preparar estes profissionais para a retoma do emprego.”

Do mesmo modo quanto às expectativas, quero apresentar pelo menos as minhas:

Note-se que a aplicabilidade das matérias estudadas no curso não se restringe apenas a quem tenha pretensões a empreendedor mas pode ser muito útil também a quem quer olhar para as suas organizações sobre outra perspectiva e abordagem. Se tinha perfil de Gestor da Mudança no final sinto que serei ainda mais um Intrapreneurship.

Hoje o Dia foi inteiramente passado com a aula de Financiamento e Lançamento de novos projectos. Porque nunca nenhum curso de licenciatura inclui uma cadeira com este tema? Talvez hoje fossemos uma geração de verdadeiros empreendedores?

Penso hoje mais ainda que muitas Universidades incluindo a que frequentei, deviam querer ter um papel na construção do nosso País mais activa e mais no sentido empreendedor.


Melhores/piores momentos (do dia de hoje)
1- Explicação cientifica na aula da manhã sobre os dados do estudo que indica que os filhos dos emigrantes Portugueses são os que ficam mais tempo em casa dos pais: a sopa das mães.

2- Para fazer um paralelismo foi nomeada Castro, San Francisco como o local onde um negócio orientado para mulheres grávidas não resulta, com toda a certeza.

Nota Relevante:
Pedro Colaço, CEO da start-up GuestCentric apresentou depois do almoço, como nasceu o projecto e no que consiste o seu modelo de negócio com um posicionamento global e de grandes ambições. A audiência assistiu interessada e participativa.

Dificuldades:
O tempo para levar mais longe o trabalho de grupo continua a ser um problema. A ver vamos como conseguiremos resolver esta questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário