segunda-feira, 1 de junho de 2009

Personagens com que me cruzei na minha profissão(2): O Xitôco

Continuo hoje uma serie de posts com o titulo “Personagens com que me cruzei...” em que descrevo figuras, ou perfis, ou tipos de profissionais com os quais me cruzei e em que de alguma forma identifiquei tiques, manias, estilos ou historias divertidas.

O Xitôco era pequeno, resingão mas fiel e dedicado ao seu patrão, aos seus amigos, colaboradores e companheiros.

O Xitôco era o centro das atenções quando entrava na sala de reuniões, não porque fosse grande e elegante, aliás até pelo contrário, mas porque tinha o humor natural de quem tem a vida bem vivida, e de forma a procurar sempre o lado bom e divertido em todas as responsabilidades e tarefas.

Ele era directo ao assunto, quando alguem dizia que não, ele atirava-se a ele com unhas e dentes até obter o sim. Em suma, era teimoso que nem uma porta, mas eu acho que a malta porque ele era competente, fiel e divertido, até isso lhe perdoava.

O Xitôco adorava desporto...bem, acho que se pode chamar desporto às seguintes actividades que ele desempenhava com mestria e dedicação extrema:
-correr o minimo possivel
-fumar um bom charuto
-fazer uma boa refeição
-subir de elevador nem que fosse um unico piso

O Xitôco tinha sempre uma história divertida para contar sobre uma determinada situação profissional. Ele porpocionou-me momentos inesqueciveis de um profissional furioso com o Departamento de Informática, como nunca vi em mais lado nenhum...Era digno de se ver! Que cegada!!!

O que aprendi com o Xitôco?
Empenha-te sempre na tarefa que tens pela frente que vais conseguir fazer bem.
Se tens de levar na cabeça, que seja o mais cedo possivel pois não vale a pena esconder do Xitôco na esperança que ele te perdoe!

Disclaimer: qualquer semelhança entre estes personagens “ficticios” e a realidade é pura coincidencia (intencional ou não).

2 comentários:

  1. Eu da outra personagem até me lembro bem, agora desta fiquei com uma uma pequena ideia.
    Tens que aprofundar...

    ResponderEliminar
  2. é o famoso criador da expressão: " ok façam como quiserem...desde que no fim saia preto", ou então o criador da sigla "IVDM" - isto vai dar m....

    ResponderEliminar