quarta-feira, 24 de junho de 2009

Terceiro dia do JumpStart, ou mas onde diabo está a crise?

7:30 - Acordo com as noticias na radio que o Ikea e a Stamples planeiam uma reestruturacao e consequente onda de despedimentos mas parece que não afectará ninguem em Portugal, tambem ouço que os portugueses consomem mais nos hipermercados, sobretudo das chamadas "marcas brancas". Conclui o jornalista que "parece que os portugueses deixaram de ir aos restaurantes e compram mais para consumir em casa.

Estas noticias levantaram-me as seguintes questões
1- se os despedimentos do Ikea e da Stamples nao afectará ninguem em Portugal, então porque estamos preocupados com o aumento de desempregados em Portugal?

2- os Portugueses compram mais nos hipermercados sobretudo as marcas brancas que são já 33% das vendas. Segundo uma marketeer do ramo do consumo que conheço, as marcas brancas tem vindo a aumentar o preço de forma significativa nos últimos tempos, chegando mesmo a atingir preços mais elevados que os equivalentes produtos de marca. Consequentemente a conta fica enganadoramente mais cara. A ser verdade quem ganha e quem perde?

3- Chego à Nova Forum depois de mais uma odisseia nos transportes e comprovo que nós, os desempregados do curso, - vou ser linchado...- maioritáriamente vamos de transporte proprio. Desempregados que se deslocam diáriamente de viatura própria num contexto de crise?

Hum...!?! acho que ou a crise é uma falácia ou nós os portugueses sempre soubemos levar estas coisas da crise de uma forma bem calma e com naturalidade. Acredito mais na segunda opção,... lá está a nossa habilidade para o nacional-desenrascanso!!!!

11:00h - Em conversa com os colegas troco algumas destas noções e a ideia é mais ou menos geral..."mas nós Portugueses sempre soubemos gerir bem a nossa crise quase permanente." - talvez essa seja então uma vantagem competitiva fase aos outros paises que só agora tiveram de lidar com a actual crise. Mais, esta deve ser tambem a razão porque reina um optimismo entre este grupo de desempregados. Qual Fado, qual quê? A malta quer é aprender, solidificar conhecimentos para agarrar depressa a próxima oportunidade, seja em em formato de emprego ou de Start Up...e se der para ter gozo nisso, melhor! - ainda não ouvi ninguem queixar-se do triste destino, nem da chatice que é ter perdido o emprego... Bem, para contrariar já ouvi umas anedotas bem divertidas e é comum ouvir umas gargalhadas soltas de vez em quando.

A aula da manhã de hoje veio a proposito, "Financiamento e Lançamento de novos projectos" - vai um distanciamento muito grande entre os passos do modelo para lancar novos projectos (empresas ou produtos) nos grandes paises capitalistas e o que se passa por cá. Nós somos mais ao estilo do desenrascanso! Mas ao menos quem passar pelo Jumpstart, leva informação suficiente para avançar com "pés e cabeça" e um sorriso de optimismo, não fosse a aula uma divertida e alegre experiência.

Melhores/Piores momentos:
1-O alunos estão cada vez mais “soltos”, até já hà quem contraponha veementemente de forma positiva as opiniões dos docentes. “Professor, olhe que não! Olhe que na industria livreira o stock é apenas 30% do volume de negocio.” - diz alguem!! Temos ali muita matéria prima, e estamos a revelar-nos!!

2-O Professor, devido à sua forma apaixonada de leccionar, fala rapidamente explicando ou dissertando sobre os temas,...ainda antes de tomar um cafe cheguei a falhar algumas frases, mas a mensagem ficou toda.

Nota Relevante:
Mais um professor novo, e mais uma surpreendente surpesa. È opinião geral! Cada novo docente é mais surpreendente que o anterior...onde irá isto dar?

Dificuldades:
O Professor da disciplina de Contabilidade Financeira à tarde, decidiu colocar à prova a nossa capacidade e resistencia. Desde as 14h até às 17h, não houve espaço para 15m de intervalo. Foi duro e a matéria impunha essa necessidade. Mas ninguem disse que o curso era para ser facil, pois não?!

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