sábado, 6 de junho de 2009

Album da Semana (28Mai a 6Jun) - Blue Lines dos Massive Attack

Continuo a série de sugestões semanais para audição sonora. Como tenho algum tempo de sobra, proponho-me que todas as semanas escolho um album musical, ouço-o até a exaustão durante a semana e depois escrevo aqui umas linhas sobre o dito cujo.

A propósito da morte do produtor Jonny Dollar, vitima de um cancro aos 45 anos, lembrei-me de ir buscar ao bau um velhinho mas optimo album dos Massive Attack: Blue Lines do qual ele foi o produtor. Os Massive nasceram em 1988 na cidade de Bristol e de imediato foram rotulados com um som ao estilo “trip hop”. A banda é constituida por 3D" (Robert Del Naja) e "Daddy G" (Grant Marshall), tendo ainda contado inicialmente com Andrew Vowles (Mushroom).

Mas vamos ao Album. O album Blue Lines teve a luz do dia em 8 de Abril de 1991 e é o primeiro da serie de quatro albuns da banda. Para muitos este album foi o inicio do estilo “trip hop” que resultou na fusão de vários estilos, desde musica electronica, hip hop vindo dos USA, a “dub music”, '70s, soul music e reggae. Foi com este album que se convencionou os Massive Attack como os fundadores do “trip hop Bristol sound”. Neste album os Massive Attack abordam o movimento “hip hop” norte-americano numa prespectiva Britanica “underground”.


Alihamento:
1- "Safe from Harm"
2- "One Love"
3- "Blue Lines"
4- "Be Thankful for What You've Got"
5- "Five Man Army"
6- "Unfinished Sympathy"
7- "Daydreaming"
8- "Lately"
9- "Hymn of the Big Wheel"



Minha faixa preferida:
"Unfinished Sympathy"


Nota (escala de 1 a 10):
6

Breve Comentario:
Este album teve o seu tempo. Quanto mais não seja porque defeniu um estilo muito próprio e introduziu, pelo menos nos meus gostos, o suave swig do “trip hop”. Só por isso merece um lugar na historia da música, mas convenhamos que os Massive tem mais e melhores albuns.Gostei de re-ouvir suaves e doces canções dos inicios dos anos 90 sem ter o estigma de estar a recuar 20 anos e/ou parecer que estava numa daquelas festas “remenber the 80’s”.


Curiosidades
Os Massive Attack anunciaram recentemente a sua vinda a Portugal para dois concertos em 21 e 22 de Novembro.


link para site dos Massive Attack

video dos Massive Attack em "Unfinished Sympathy" ao vivo :

Sem comentários:

Enviar um comentário