sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dia 5 do JumpStart - um mar de tormentas?

Sabem a única coisa que me tem custado neste curso do JumpStart? A viagem de barco entre o Barreiro e o Terreiro do Paço. Bonita alegoria, não é? Como se tratasse de uma viagem do cidadão comum até aos poderes de decisão no Terreiro do Paço.

Ainda não vos tinha contado mas andar de barco é das piores coisas com que posso ser confrontado. E não, não é por causa do medo do mar. Tambem não é por causa de especificamente o barco em causa ser um transporte público. É que eu enjoo como o diabo! Seja num transatlântico a atravessar um oceano, seja num calmo veleiro no estuário do Tejo, seja um barco de brincar numa poça qualquer...é só ver uma coisa que flutua em ambiente liquido e fico logo com as entranhas às voltas, os olhos na barriga, as orelhas no topo da cabeça e o cabelo no céu da boca...

Assim sendo as viagem ao inicio do dia e ao final do dia, no barco que atravessa o tejo, para mim nada tem de poético...nem com o sol esplenderoso, nem com chuva. Vale de recompensa assim que ponho os pés em terra firme e chego ao curso. Parece que ali me sinto de novo seguro, mal chego fico logo a sentir uma atmosfera reconfortante e agradável.

Pensava eu que sofria com a travessia do rio e que era penoso, quando tomo conhecimento de colegas que vêm de Abrantes ou das Caldas todos os dias para o JumpStart, e que chegam com um sorriso nos lábios. Devem vir por gosto!

Melhores/Piores momentos:
1-Um dos colegas sai a meio da tarde. Ele veio de fato e gravata e sabiamos que ele tinha de sair para ir a uma entrevista de emprego. Quase imediatamente todos se calam e ao mesmo tempo batem palmas para alimentar a sua auto-estima e gritam em uníssono: “ Boa Sorte”!

2-Não houve um único aluno que não se sentisse compelido a dar uma palavra de satisfação e apreço pelos dois dias entusiasmantes em que vivemos uma experiência única nestas duas sessões de “Selling Skills”. No final da sessão, quando me desloco até ao Professor para o cumprimentar e expressar o meu apreço pelas sessões reparo que se forma uma fila para fazer o mesmo...o sentimento foi geral!


Nota Relevante:
Referencia na aula a Mark Twain: “Para quem só tem um martelo como ferramenta, todos os problemas parecem pregos.”

Dificuldades:
Assegurar o silencio! “o silencio é de ouro” – confesso que tenho dificuldades em usar o silêncio em meu favor  - uma observação que apresenta duas técnicas aprendidas hoje – desculpem mais uma vez aqueles que não estiveram nas aulas, esses não perceberão completamente o sentido desta observação.

Sem comentários:

Enviar um comentário