sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Tipico da nossa cultura!

Hoje, ao final da manhã abri o correio :
Conta tvcabo,
Carta da seguradora,
Publicidade de varios jornais de distribuicao gratuita, a saber:
Jornal "A Dica"
Jornal de inspiracao brasileira (propriedade da IURD): "Folha de Portugal".

Recolhi a correspondencia e segui para o PC, com objetivo de ler o Jornal Publico, edicao on-line. Antes passara os olhos pelos titulos dos vários jornais:
Jornal "A Dica": entrevista com fernanda serrano.
Folha de Portugal : o principio da mudanca - dissertava este artigo pelo facto de as taxas descerem, os aumentos de pensoes e a diminuicao da retencao na fonte.
Publico : Freeport, Misterio Publico ouve tio de Sócrates.

Sentimento tipico da cultura bem portuguesa, o miserabilismo. Em tempos de crise escavamos ainda mais fundo e mantemos a moral pior. Já os Brasileiros, mestres em atravessar dificuldades e em fazer um Carnaval de arromba com uma caixa de fosforos e dois copos de plástico, procuram sinais de retoma e celebram. Irresponsabilidade deles? Miserabilismo nosso?

Entendo que o cliché aplica-se na perfeição: a virtude está no meio. A moral tem de se manter alta e temos de ver o lado positivo de tudo... mas com cautelas.

Nota: Quem me conhece bem, sabe q neste exemplo até sou bem insuspeito. Não concordo com expressoes género "só neste pais!", e não sou grande adepto da cultura Brasileira.

Sem comentários:

Enviar um comentário