quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fases/Estados de Espirito de um Desempregado - #/1/3 -

Inicio aqui uma serie de auto-analise testemunhais sobre os varios estados de espirito que um desempregado vai percorrendo. Este post e os proximos irão percorrer os diferentes niveis que eu atribui, por um processo mais-ou-menos cientifico, desde o anuncio de desemprego até ao regresso a vida profissional normal. Assim defeni os seguintes niveis:(não são os 7steps para o reingresso profissional, mas sim os "8steps...")
Nivel 1 - Perda / Levitação
Nivel 2 - Recusa / "Cair na real"
Nivel 3 - Reacção Emocional / "os gajos são todos uns sacanas"
Nivel 4 - Fantasia / Panico
Nivel 5 - Desistir / "deixa arder..."
Nivel 6 - Aumento de Confiança / "mãos à obra..."
Nivel 7 - Novas Competencias / Descobrir Objectivos
Nivel 8 - Emprego / "Já está. Custou mas passou!"

Falemos então sobre os niveis 1 e 2:

Nivel 1 - Perda / Levitação
Tudo começa no principio - passo a figura de estilo - e o principio é a comunicação de despedimento. Nunca se está preparado por muito que se espere que tal aconteça. Portanto é um balde de àgua fria. Nesta altura parece que levámos um murro no estomago e sentimos tudo a rodar à volta da cabeça. Parece que acabamos de fumar um "porro" e passaram os 5 minutos iniciais em que começou a "bater". As coisas acontecem em camara lenta, entramos num estado de "levitação". - Nesta altura devem aproveitar para curtir a confusão de sentimentos. Parece uma "pedrada"... a tal que dizemos que nunca mais voltamos a repetir. Disfruta! - comigo durou pouco mais de 1h30m -

Nivel 2 - Recusa / "Cair na real"
Depois da 1ª onda de choque, vem a altura em que passa o efeito do "shot" e começa a ressaca. - "Cais na real" e começas a perceber que não é um sonho. Tens tendencia a começar a fazer contas... Começas a perceber o impacto da "coisa",...e, ...não queres acreditar!... Tendemos a emitir expressões do tipo:
"Porra! "
"Mas que merda, isto está mesmo a acontecer?"
"Não, isto não é verdade, Bolas!
No meu caso esta fase durou 2 dias, emagreci 4 kg (pq fui para o ginasio mais de 5 horas por dia e corri mais de 50kms nesses dois dias :-) ).
A minha frase chave foi: "Vou correr uns km's e quando acabar a maratona, isto passou e está tudo normal."

to be continued ...

Sem comentários:

Enviar um comentário