quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fases/Estados de Espirito de um Desempregado - # 2/3

Voltemos ao tema do ultimo post: 8 steps para a reingresso profissional:

Nivel 3 - Reacção Emocional / "os gajos são todos uns sacanas"
Eis que passamos ao nivel 3. Nesta altura a catarse já se efectuou, caimos na real e começa a emoção a vir à flor da pele. Nesta altura hà tendencia para dizer mal de tudo e de todos. Os outros são todos culpados, imbecis e isto é uma injustiça! - Esta fase tambem é apelidada de "Fase Calimero!" - Comigo durou mais ou menos 3 dias e 8 horas - (as 8 horas foram do ultimo dia em que durante as 8 horas de sono ainda protestei com os gajos todos que apareceram por lá (no sonho): o meu ex-chefe, O director financeiro, a telefonista, etc...) - Aproveitem para dizer mal de tudo e de todos em voz bem alta. Prometam porrada, percam a cabeça....reparei que nesta altura tudo nos é permitido :-) Chamem nomes aos gajos dos RH (q neste caso até merecem), insultem o Director geral, batam na secretaria...

Nivel 4 - Fantasia / Panico
Passaram umas semanas, ou até mesmo meses e finalmente entramos na fase da Fantasia. Fantasiamos que a coisa não está a resultar. Que não vai ser facil voltar a encontrar emprego (Panico), ou então, que vai facilissimo. São favas contadas (Fantasia). Pois meus amigos, desenganense: Nem é facil nem dificil! Há que haver esforço para estar na altura certa na hora certa. Conselho elementar: "Não assumir nada como garantido!". Nem que está no papo, nem que nunca vamos conseguir dar a volta. A técnica correcta é colocar as coisas em perspectiva:
- Andava de burro, agora ando a pé! - Melhor! Andar a pé faz bem à saúde.
- Fazia colheres de pau e agora a EU proibiu o uso dessas colheres. Estou feito! - Ora bem! É altura de investir numa máquina de esmaltar para fazer colheres esmaltadas.
- Ora, não preciso de armazenar lenha como a cigarra pois o inverno vem longe! - Errado. Um Inverno prematuro causado pelo desprendimento da "calote polar" pode estar à porta. Por isso toca a cortar lenha.
Esta fase durou uma semana e meia comigo....houve logo alguem em casa que tratou de "prespectivar-me" a coisa :-)

to be continued...

Sem comentários:

Enviar um comentário