quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fases/Estados de Espirito de um Desempregado - #/3/3 -

Voltemos ao post sobre os 8 steps para a reingressão profissional. Este apesar de ser o #3/3 não é o ultimo. Falemos então dos niveis 5 e 6; Ora leiam:

Nivel 5 - Desistir / "deixa arder..."
Mais semana menos semana e vamos entrar no Nivel 5. Confesso que é o mais tentador e o mais dificil de ultrapassar. É a cobra que se "enrola" depois de uma almoçarada bem regada e nos sentamos no sofá. É uma grande ilusão de que tudo está bem. Encontramos rotinas agradáveis. Deixamos tudo e entregamos-nos ao pecado da preguiça.Passa-nos pela cabeça que afinal todas aquelas coisas domésticas que temos vindo a adiar, ou as coisas mais pessoais que deixamos para trás, durante o tempo que corriamos a 500 a hora na rotina profissional, afinal sabem muito bem. Compreendemos como é bom ser egoista e disfrutar o tempo todo só para nós. Como é bom dedicar mais tempo à familia, à audição daqueles discos que nunca ouvimos bem, ler os livros que compramos mas nunca chegamos a ler,... "Deixa arder..."que me está saber bem este "doce fa niente". No meu caso durou um bom par de semanas. Percebi como a estrutura familiar era importante para mim, percebi que havia coisas importantes que deixei para trás e que estava na hora de recuperar. Mas caramba, isto é bom quando dura um par de semanas e sabemos que vamos voltar ao stress profissional. Sou um workaholic e esta rotina não me chega. Quando dei comigo, tinha a agenda do Outlook já cheia de marcações, mandava emails a torto e a direito. Na realidade estava a completar-me com a necessidade do stress profissional.

Nivel 6 - Aumento de Confiança / "mãos à obra..."
Passaram os momentos mais dificeis. Passámos a emoção de "encontrar" os verdadeiros amigos. Passámos a integrar uma rotina. Agora sentimos-nos fortes como o aço. Nada nos poderá deter. Nada será intransponivel. O crescendo de auto-confiança desperta e vai alimentando uma fé forte de que esta "empreitada" de encontrar o novo rumo profissional pode até demorar algum tempo, mas estamos preparados para ultrapassar da melhor forma possivel. No meu caso tenho estado neste nivel já à várias semanas. E vou estar mais uns tempos. Quero encher o saco da auto-estima até ao limite. Este saco não pesa muito e vai ser util para atravessar o tempo que vai durar os próximos niveis. Arregaçamos as mangas e afirmamos: "Mãos à Obra!". Determinamos estratégias, definimos formas de medir o que se está a passar, focamos-nos nos objectivos e aquecemos motores. Aconselho a nesta fase aprenderem a determinar o que é o Sim e o Não. Façam uma lista do que gostariam de fazer o que não querem mesmo fazer. Tem esse direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário