quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dia Quatro do jumpstart – parece que esteve aqui um quebra-gelo!

O dia começou da melhor maneira, apesar da chuva miudinha matinal que incomoda quem se desloca de transportes públicos, mas permite a quem vai de carro para o trabalho afirmar com o peito cheio e inchado de sabedoria: "..chuva civil que não molha militar" - sim eu tambem o dizia quando ia no conforto do carro de serviço...antes de ser desempregado. Agora acho que vejo as coisas por várias perspectivas.

E o dia começou da melhor maneira porque mal estava a sair de casa recebo uma chamada telefónica de um ex-colega profissional: "Então Rui, tenho acompanhado o teu blogue. Muito bem. Folgo saber que estás activo e entusiamado." - na verdade até me surpreende, bem sei que ele e eu tinhamos boa empatia mas mal eu fui despedido ele tambem saiu da empresa - mas por outros motivos (lá está a descapitalizacao de recursos) e tem andando muito atarefado com novos projectos, formação e viagens de trabalho no seu novo emprego. Como é que ele tem ainda tempo para se preocupar com um ex-colega que deixou de ver assiduamente? Estes são os gestos que nos fazem descobrir onde estão bons amigos. Aliás, recentemente tenho recebido alguns telefonemas e emails de colegas que me vão dando palavras de entusiasmo, mas sem miserabelismo, e discutem comigo possibilidades de colocação do meu CV, aqui e acolá.

A propósito de amigos, as inibições iniciais naturais entre os alunos do jumpStart comecam a esbater-se. Óbviamente que com o tempo isso acontece de forma natural, mas neste caso acho que é muito porque o ambiente porporcionado e criado com este grupo é extraordinário. Começamos a aproximar-nos uns dos outros sem receios, identificamos pontos em comum, referencias profissionais, passamos já até ao confronto de ideias e trocas de experiências. Tudo isto num tempo recorde: em apenas quatro dias.

Depois de perceber os básicos - de onde és? qual a tua última empresa? - rápidamente passámos à fase em que emails são trocados, procuramos amigos comuns, preocupamos-nos uns com os outros - "Então, foste a entrevistas? Correram bem?” - Pedimos boleias uns aos outros, etc

Querem que vos diga? Estou a ver que daqui a 4 semanas vão sair seguramente uns pares de amigos e quem sabe futuros sócios de Star-Up’s, ou pelo menos um grupo com fortes ligações profissionais. Parece que mais do que as matérias, este projecto/curso ao juntar estes profissionais em condições particulares, está de forma não intencional a fomentar conceitos de equipa, mais fortes do que esperava!

O dia de hoje foi totalmente dedicado ao tema de “Selling Skills”, mas aviso já, esqueçam tudo o que julgavam saber sobre este tema. A nossa mente levava fortes “pré-conceitos” sobre este assunto e saiu de lá ao final do dia com um “filtro” completamente novo...e amanhã continua. (Nota do autor: “pré-conceitos” e “filtro” são claras alusões a conceitos explicados na aula, desculpem se só os que tiveram nas aulas percebem esta frase)

Melhores/Piores momentos:
1- A alegoria da Maratona – especialmente para mim que sou um praticante de atletismo de fundo!

2-Tal a dedicação de docente e alunos, que assumimos a táctica de nos levantarmos e dar movimento aos musculos sem sair da aula só para vencer cansaço fisico provocado por uma aula de 8 horas consecutivas.

Nota Relevante:
O nosso pais é efectivamente uma sociedade de conflitos ao invés de uma sociedade de confronto.

Dificuldades:
Assumir que tudo o que ali foi dito é verdade e reconhecer em nós próprios muitas daquelas caracteristicas.

7 comentários:

  1. Caro Rui, hoje através do site visão vim ter ao teu blog.
    Queria desejar a maior sorte na procura de emprego.
    Queria deixar alguns comentários ao Video. Sim eu ví o video :)
    Área escreve-se área e não àrea como está no vídeo e no CV.
    competências e nao competencias.
    Director de servico a clientes de Set08 a Nov09 e não
    Director de servico a clientes de Set09 a Nov08
    Júnior e não Junior.
    Aqui ficam umas críticas espero que constructivas,

    Abraço,
    Bruno

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Bruno pelas tuas observações. Efectivamente a escrita em Português correcto é uma das minhas fragilidades. Estou a fazer um esforço para melhorar. Agradeço tambem as correções no videoCV.
    Cumprimentos
    Rui

    ResponderEliminar
  3. Ja agora, não querendo bater mais no ceguinho, no cabeçalho do blog, escreveste psicológicamente e deverias ter escrito psicologicamente...

    no hard fellings!

    ResponderEliminar
  4. Thanks. Obrigado pelas correções ortográficas. Por estranho que pareça não tenho dicionário Português no meu Word...
    mea culpa
    Rui

    ResponderEliminar
  5. Já corrigida a última observação. Obrigado.
    Rui

    ResponderEliminar
  6. não resisti... "obrigado pelas correções...", querias ecrever correcções, verdade?

    ResponderEliminar
  7. na verdade a minha mente já assinou o acordo ortográfico :-)
    Rui
    p.s. ecrever ou escrever?...

    ResponderEliminar