domingo, 3 de maio de 2009

Album da Semana (19Abril a 26Abril) - Joy Division : Closer

Continuo a série de sugestões semanais para audição sonora. Como tenho algum tempo de sobra, proponho-me que todas as semanas escolho um album musical, ouço-o até a exaustão durante a semana e depois escrevo aqui umas linhas sobre o dito cujo.

Esta semana, decidi fazer uma homenagem a Ian Curtis, não só pela data do aniversário da sua morte, que ocorreu a 18 de Maio. - os mais entendidos, saberão porquê - Decidi pois ouvir compulsivamente e de forma atenta como não tivera antes efectuado, apesar da minha paixão pela obra dos Joy Division.

Esta semana escutei o album Closer dos Joy Division. Os Joy Division eram uma banda pós-punk formada no ano de 1976, em Manchester, Inglaterra que acabou em 18 de Maio de 1980 após o suicídio do seu vocalista Ian Curtis, já que a banda havia feito um acordo de que os Joy Division não continuariam se um dos membros deixasse a banda ou morresse. O som dos Joy Division sofreu influências de Velvet Underground, David Bowie e Iggy Pop, e era caracterizado por densas melodias, bastante marcadas pela bateria com uma sonoridade quase "militar", e letras a espelhar a depressão e a claustrofobia de Ian Curtis.


Mas vamos ao Album. Formular uma opinião pública sobre a obra dos JD é um acto só por si de enorme responsabilidade dada a imensidão de entendidos e experts na matéria e dada a imensidão de textos já escritos sobre uma obra tão curta mas tão marcante no panorama musical da musica moderna. Este album "Closer" é o segundo e último álbum da banda, sendo considerado um dos mais importantes álbuns do movimento pós-punk. As músicas foram gravadas sob uma abóbada de estuque especialmente construída, a fim da captar a ressonância de uma capela. Uma vez mais as letras das musicas escritas por Ian Curtis espelham a sua forte depressão. Os temas mais elogiados na altura do lançamento deste album, foram Isolation, Passover, Heart And Soul e Twenty Four Hours, mas eu arrisco a dizer que todas as muscas aqui incluidas são autenticas obras-primas.

Alihamento:
Até nos alinhamentos dos seus discos os JD tinham rasgos de genialidade autentica, não há indicação dos lados, seja no selo, seja no encarte. Assim, como o álbum anterior, Unknown Pleasures, a relação das músicas encontra-se apenas no encarte. Na reedição em CD, considerou-se o lado A sendo o que começa com Atrocity Exhibition, e o lado B começa com Heart And Soul. Convencionou-se então que o alinhamento pretendido pelo grupo seria este:
lado A
1- "Atrocity Exhibition" – 6:06
2- "Isolation" – 2:53
3- "Passover" – 4:46
4- "Colony" – 3:55
5- "A Means to an End" – 4:07
lado B
6- "Heart and Soul" – 5:51
7- "Twenty Four Hours" – 4:26
8- "The Eternal" – 6:07
9- "Decades" – 6:10

Minha faixa preferida:
"Heart and Soul"

Nota (escala de 1 a 10):
10

Breve Comentario:
Este album Closer apesar de ter sido gravado no inicio de 1980, por problemas na tiragem o álbum só foi lançado em junho de 1980, depois do suicídio do vocalista Ian Curtis, tornando-se assim um álbum póstumo. Os Joy division foram à sua época e ainda aos dias de hoje encarados como uma banda de culto. Justiça seja feita que merecem essa dedicação dada a genialidade da sua obra. Ian Curtis cometeu suicídio em 18 de maio de 1980, um dia antes da viagem do Joy Division para os Estados Unidos, onde fariam sua primeira tourné internacional, colocando assim fim aos Joy Division e á sua curta mas genial existencia como banda. Ian Curtis foi cremado e suas cinzas foram enterradas em Macclesfield, com uma lápide com a inscrição "Love Will Tear Us Apart" ("O Amor Vai Nos Destruir"). O epitáfio, escolhido por sua esposa Deborah, é uma referência à canção mais conhecida dos Joy Division.

Curiosidades:
Durante as apresentações dos Joy Division, Ian Curtis desenvolveu um estilo único de dança, reminiscente das convulsões epiléticas que sofria algumas vezes no palco. Ele chegou a desmaiar durante as actuações e teve de ser assistido em pleno palco.

link para site "A tribute to Ian Curtis".


Clip original de "Love Will Tear Us Apart" dos Joy Division:

Sem comentários:

Enviar um comentário