terça-feira, 19 de maio de 2009

Album da Semana (9Maio a 18Maio) - Miles Davis: Ballads & Blues - edição The Blue Note

Continuo a série de sugestões semanais para audição sonora. Como tenho algum tempo de sobra, proponho-me que todas as semanas escolho um album musical, ouço-o até a exaustão durante a semana e depois escrevo aqui umas linhas sobre o dito cujo.

Esta semana, tive o prazer de a convinte de um grande amigo escutar uma verdadeira perola do JAZZ. Não só pelo que o nome de Miles Davis significa, mas tambem pelo facto de este verdadeiro amigo - um melomano de gostos diversos e meio duvidosos, alguns mais crediveis que outros (Não hà meio de eu o convencer a apreciar o que de melhor se faz no circuito do rock independente, e ele teima em consumir desmusuradamente tecno, house e outros quejandos electrónicos que me deixam a cabeça a parecer um melão depois de rebolar pela escada do quebra-costas) - este meu amigo, dizia eu, possuir um original do Miles Davis de 1959 em vinil: Kind of Blue. No dia seguinte pesquisei com cuidado a minha coleção de CD's da The Blue Note e lá encontrei alguns bons albuns de Miles Davis.

Ora depois de uma noitada a ouvir repetidamente o vinil em causa acompanhado de wiskey e cigarrilhas, optei por passar o resto da semana a escutar a colectanea Ballads & Blues.

Miles Davis nasce em 1926 em Ilinois e morre em 28 Setembro de 1991, deixando um legado musical único e incontronável para qualquer melómano. Miles Davies é um dos mais influentes musicos do seculo XX, trompetista mediano tecnicamente falando, foi no entanto um inovador e um autentico virtuoso na habilidade incomum de compor temas musicais que ficaram na historia da musica.


Mas vamos ao Album. Os registos apresentados nesta colectanea, foram retirados de umas das suas mais populares e famosas sessões decorridas nos estudios da Blue Note entre 1952 e 1954. Estes temas são talvez os temas mais "bebop" do conjunto de temas das sessões todas. Todos estes temas soam a progressivo e inovador...eu diria mesmo soa a intemporal, tal a qualidade na gravação e na interpretação. Estes temas resultam de várias sessões que contaram com Art Blankey, Cannonball Adderley, Horace Silver, J.J. Johnson, entre muitos outros virtuosos que acompanharam Miles Davis naqueles tempos.


Alihamento:

lado A
1- "I waited for you"
2- "Yesterdays"
3- "One for Daddy"
4- "Moon Dreams"
5- "How deep is the ocean"

lado B
6- "Wierdo"
7- "Enigma"
8- "It never entered my mind"
9- "Autumn leaves"

Minha faixa preferida:
"How deep is the ocean"

Nota (escala de 1 a 10):
8

Breve Comentario:
Este e qualquer album de Miles Davis é intemporal. Pode ser um album ou um tema de 1957 ou de 1990 que soa sempre a actual. Esta colectanea reune uma serie de temas de Miles Davies dos anos 50 que tornaram-se classicos e intemporais. Excelente para audição a meio som e meia luz.

Curiosidades:
Miles Davies apesar de origem negra provinha de uma familia abastada. O seu pai era dentista e a sua mãe uma eximia pianista. Os estudos musicais de Miles começaram aos treze anos, quando o seu pai lhe deu um trompete novo e contratou um trompetista local para lhe dar algumas aulas. Ao que parece, a escolha do seu pai pelo trompete, foi feita propositadamente para irritar a sua esposa, que não gostava do som do instrumento.

link para site oficial de Miles Davis.


Clip de Miles Davis "Round Midnight":

Sem comentários:

Enviar um comentário