domingo, 26 de abril de 2009

Album da Semana (19Abril a 26Abril) - Xutos... a idade fica-lhes bem!

Depois de umas semanas complicadas ... estou de regresso ao blog. Não pensem que o afastamento se deve ao facto de ter já emprego. Não, ainda não tive essa sorte.

Continuo a série de sugestões semanais para audição sonora. Como tenho algum tempo de sobra, proponho-me que todas as semanas escolho um album musical, ouço-o até a exaustão durante a semana e depois escrevo aqui umas linhas sobre o dito cujo.

Esta semana, eis que passei deliciosas horas à escuta do "Xutos & Pontapes" o mais recente album dos Xutos, que foi lançado em 6 de Abril deste ano para comemorar os 30 anos de actividade da banda Portuguesa. Os Xutos, foram um caso sério de sucesso desde o seu inicio e volvidos estes 30 anos de carreira é inegável que são/foram um dos maiores contributos nacionais para o Rock feito em Portugal. Eu posso dizer com satisfação que mesmo não sendo um FAN daqueles que colecionam tudo o que se refere aos Xutos, sou um simpatico apreciador da carreira dos X&P, e recordo com saudosismo os tempos de "Sémem" quando tinha talvez os meus 13 ou 14 anos. É verdade, que tiveram no meu entender momentos mais altos que apreciei e outros nem por isso.

Mas vamos ao Album. Este album é o regresso aos originais depois de 5 anos sem editarem, e entrou directamente para o primeiro lugar do top nacional por vendas. -Quem disse que a música nacional não vende? - O anterior álbum do grupo, “Mundo Ao Contrário”, de 2004, também havia entrado directamente para o primeiro lugar do top, na semana de lançamento. As musicas dos X&P neste Album já estão longe do grito de revolta, mas mantem a rebeldia aliada à maturidade. Os X&P neste album falam de amor sem raiva, falam do mesmo que sempre falaram mas com o estilo de 30 anos de actividade.

Alihamento:
1- Estado de dúvida
2- Tetris anónimus
3- Quem é quem
4- O santo e a senha
5- Perfeito vazio
6- Sangue da cidade
7- O falcão
8- Sensação
9- Amor com paixão
10- Sem eira nem beira
11- Classe 79
12- Pó das estrelas
13- Superjacto

Minha faixa preferida:
"Falcão"

Nota (escala de 1 a 10):
7

Breve Comentario:
Muitos miúdos vão descobrir agora o X&P e vão gostar do que houvem. Fico orgulhoso de poder contar a esses miúdos que eu conheci "ESTES" Xutos com este bom som à muitos anos, se bem que naquela altura não tinham a maturidade e a estaleca de quem anda na "estrada" à séria à tanto tempo. Os X&P regressam com este album ao que de bom sempre tiveram com grande estilo. A idade fica-lhes bem! (espero envelhecer bem assim tambem.)

Curiosidades:
O álbum tem sido comentado nos últimos tempos pelo facto de conter uma canção, “Sem eira nem beira”, com uma letra que tem sido transformada num manifesto crítico ao primeiro-ministro José Sócrates. Os "Xutos" dizem que estão fora da jogada e o líder da banda até simpatiza com o PM.Será jogada de Marketing? Até nisto os X&P mostram maturidade....

link para site dos X&P.

Clip "Quem é Quem (vídeo oficial, 2009)":

Sem comentários:

Enviar um comentário