quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Vamos encerrar este Blog!

Suficientes dias após o fim do Jumpstart para ser a altura de acabar esta travessia.

Foi um corrupio.


Tem sido um corrupio! Desculpem os caros leitores mas esta ausência deveu-se a vários factores importantíssimos: alguns dias de férias em família e as constantes idas para Lisboa para entrevistas finais

A banhos no Sudoeste, local de minha preferência desde á mais de 20 anos, vou gerindo entre os mergulhos no mar e as brincadeiras na areia com as minhas filhas, a atenção ao telemóvel. Recebo várias chamadas, e agendo algumas interrupções às férias para idas a Lisboa para entrevistas que penso serem finais

Já em Lisboa, em contacto com os ex-colegas do curso, faço as contas. Quatro já acabaram o curso com emprego e nas trocas de emails entre o grupo nos últimos dias, contabilizo pelo menos mais dois ou três que recomeçaram a sua vida profissional. Parabéns!

Estes são os factores que se por um lado motivam o grupo, por outro sinto que alguns mais desesperados pelo facto de estarem há muito tempo sem emprego, ficam calados e imagino que no seu intimo questionam-se quando é que finalmente chegará a vez deles...também eu penso assim!

Eis que tudo muda. Lembram-se de um dos últimos post’s em que eu anunciava que antes das idas para as férias de Agosto esperava que tudo isto acabasse para mim?


O pequeno livro preto Moleskine.

Pois é! Peguei finalmente no pequeno livrinho preto Moleskine que trazia secretamente no bolso interior esquerdo! Este livrinho acompanhou-me durante os últimos oito meses e serviu para entre apontamentos mais íntimos, e listas de desejos quando resolvesse o desemprego, elaborar uma lista de nomes de pessoas, as quais quando um dia esta travessia pelo deserto acabasse, iria agradecer sobre as diversas formas. Pessoas próximas que sempre estiveram ao meu lado ou pessoas desconhecidas que tiveram pequenos gestos que inconscientemente significaram algum de importante durante a fase de desemprego. Tenho duas páginas de nomes para percorrer...e ainda vai só na primeira pagina!


A melhor noite do Sudoeste!

Não, não estou a falar de nenhuma noite de festivais ao som de Faith No More, ou dos Deolinda! Mais tarde viria a desfrutar de alguns bons momentos na Quinta da Casa Branca como tem sido hábito há 13 anos a esta parte. Faz já parte do programa das férias de Verão uma passagem pelo festival e pese embora este ano o contexto fosse outro, não era por estar desempregado que não iria desfrutar na mesma. Mas estou a falar da “Noite”. Aquela “Noite” da sexta-feira em que recebi o telefonema que mudou o resto das férias. Era meio da tarde na praia de Odeceixe, e como o barulho era muito, para ter alguma privacidade, subi a um local mais reservado que me permitia falar ao telefone, dai podia também contemplar uma paisagem magnífica da Costa Vicentina em pleno Sudoeste. Depois de o telefonema terminar, desliguei o telemóvel e assim fiquei a contemplar aquela deslumbrante vista por bem mais 10 minutos. Calado, só comigo próprio. Passaram-me em flashback cada um dos minutos que vivi nestes 8 meses. Revi momentos de angústia, expectativa, amor, camaradagem e até alegria. Finalmente desci a correr para a praia onde dei a notícia à Família… Foi o melhor final de praia no Sudoeste, em mais de 15 anos que por ali já passei.


E os colegas do Jumpstart?

Nos dias a seguir à grande notícia, passei alguns momentos em que nem queria acreditar. Quando me apetecia partilhar com amigos, fazia um esforço grande para me conter e dizia só para mim: “só quando estiver sentado à secretaria é que vou acreditar, por isso não vou partilhar a notícia e deixar para essa altura.” Durante este período a quem mais me custou não partilhar essa alegria foram os colegas do Jumpstart. Por um lado queria dizer-lhe cara-a-cara e depois entendia que seria muito difícil extravasar toda a minha alegria com aqueles que eu bem sabia estavam a passar por momentos difíceis. O meu desejo é que estes colegas depressa encontrem um projecto que os motive.

Hoje faço um apanhado e tanto quanto sei existe um bom grupo de colegas que já em emprego a juntar aos quatro que durante o curso ainda conseguir um contrato. Contabilizo pelo menos um total de nove ao todo o que dá uns agradáveis 22,5%. A pergunta que se coloca, mas e essa taxa de sucesso devesse ao Jumpstart? A essa pergunta só cada um dos participantes poderá responder, porem os sociólogos podem bem extrapolar e tentar fazer outras leituras. A que eu faço é que sem dúvida a passagem pelo Jumpstart veio-me acrescentar energia e uma dose de confiança adicional, veio fazer-me encarar com maior clareza e determinação quais os meus objectivos pessoais, consequentemente as entrevistas para emprego pós-curso, correram com muito maior certeza do que queria para mim. Se isso contribuiu para o sucesso no processo que me veio a proporcionar o emprego, ficaremos na dúvida!


É altura de comemorar!

Hoje olho para trás e sei que adicionalmente a toda a minha experiencia profissional tenho uma experiencia que não “cabe” no Curriculum Vitae… a experiencia de lutar em cada um dos 186 dias para alterar os estado das coisas, mudar o pensamento negativo e torna-lo optimista a cada segundo. Mas o momento é de comemorar, numa “grande festa” com família e amigos como disse um colega do Jumpstart.

1 comentário:

  1. Muitos parabéns por esta nova etapa!
    Fico feliz de ter pertencido a esta grande família que foi o Jumpstart, e tudo o que isso representou a nível pessoal e emocional.
    Obrigada a todos.
    Bjos,
    Renata

    ResponderEliminar