quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O que aprendi a poupar desde que tive de conter custos por causa do desemprego:

- Há bons descontos nas lojas de consumo diário quando temos tempo para analisar. (ex: Modelo/continente versus Galp - ganhamos dinheiro em desconto na galp quando vamos comprar no Hiper e ganhamos dinheiro em compras no Hiper quando abastecemos Galp - tenho feito bons necócios :-) )

- Conduzir na poupança para a média de consumo, dá bons resultados: usar o computador de bordo do carro ou fazer as contas aos km's percorridos por cada deposito dá resultado. passei a não acelerar demasiado nos semaforos, passei a "embalar" o carro nas descidas, passei a desacelerar mais cedo, passei usar a caixa de modo mais sensato, passei pisar suavemente o acelerador e consegui ter poupanças significativas no consumo médio; Por mês pouparei perto de 8 litros.

- Há imensas coisa guardadas na garagem ou no sotão que nunca iremos voltar a usar e que vendidas em 2ª mão dá para ganhar uns trocos. Na net é facil anunciar e vender no Jornal Ocasião, ebay, etc - já vendi umas coisas e estou a vender outras...se alguem estiver interessado num pack de 5 jogos para DreamCast ainda embalados!!... :-)

- Alternativas às portagens: Conduzir fora de hora de ponta tem a vantagem de poder usar os percursos alternativos sem stress de transito e directamente mais barato. Usar o ViaCard para passar a Ponte25Abril tambem dá um bom desconto;

- Poupar no consumo de energia electrica: Carregar Telemoveis e Portateis é facil e barato. Todos os Centros Comerciais, FNAC, Starbucks e outros locais públicos tem fichas de electricidade disponiveis que sendo usados neste propósito é uma poupança adicional.

- Transportes Públicos são mais baratos que Parking e carro próprio. Fora das horas de ponta até é facil, barato e confortável usar os transportes públicos. Carregar o Bilhete do metro é mais barato do que deitar fora o bilhete e voltar a comprar bilhete e viagem.

- Há imensos locais publico de acesso gratuito a wifi net. Dá para poupar se temos um pacote net por consumo ou se queremos anular a subscrição de acesso net.

- Na Net há sites com passatempos faceis que oferecem bons premios: já ganhei idas de borla ao cinema, bilhetes para teatro, livros, etc....

Sem comentários:

Enviar um comentário